quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Crescendo em Santidade

A santificação consiste na renúncia de nossa vontade em relação a vontade de Deus e em relação a dos homens (próximo), pois sua evidência está no exercício das boas obras, que são expressas nos mandamentos do Senhor (Amarás a Deus...e Amarás ao teu próximo...). Podemos, com isso identificar bons critérios para verificação de nosso avanço como servos (embora a palavra original remeta-nos a ideia de escravos - douloi tou Christou) de Cristo.

O quanto estamos dispostos a abrir mão para exercício de Sua boa vontade? Queremos nos apresentar como santos diante de Deus e isso é de fato uma ordem (Rm 12), mas será que nos disponibilizamos a amar a Ele acima de toda e qualquer coisa em nossa vida? E com relação aos nossos irmãos, ou melhor diria, nosso próximo?

Jesus demonstrou bem quem é o nosso próximo e não são aqueles que podem nos trazer algum benefício, mas sim, aqueles que estão dispostos a ouvir a voz do Senhor (Lc 15 - nessa parábola...publicanos e pecadores). Aqueles que estão necessitados ainda que sejam desconhecidos (Lc 10:25-37 - nessa, um judeu é cuidado por um samaritano). Devemos amar de maneira incondicional essas pessoas, levando-as ao encontro com o Evangelho Puro e Simples. Evangelho que apresenta Jesus Cristo como substituto pelos pecados de todo aquele que crê, para fornecer-lhes a vida eterna.

Entender que ninguém chegará ao céu desprovido de santidade é compreender as Palavras do autor aos Hebreus “Segui a paz com todos e a Santificação, sem a qual ninguem verá o Senhor” (Hb 12:14). Palavras que também foram utilizadas por homens de Deus, em nosso tempo, como as do Bispo inglês J.C.Ryle em seu livro Holiness (Santidade):

"Apelo solenemente a todos quantos lêem essas páginas: como poderemos nos sentir felizes e à vontade no céu, se morrermos destituídos de santidade? A morte não opera automaticamente alguma transformação. O sepulcro não impõe qualquer alteração. Cada indivíduo haverá de ressuscitar com o mesmo caráter com que deu seu último suspiro. Onde será o nosso lugar, se vivermos hoje estranhos à santidade?"

Se somos verdadeiros cristãos, é tempo de abandonar uma vida que não esteja em conformidade com a Palavra de Deus, renunciarmos o nosso eu e dedicarmo-nos ao exercício da vontade soberana de nosso Senhor. Esta, que foi expressa em sua preciosa mensagem consiste em “que amemos uns aos outros” (1 Jo 3:11). Abandonando toda inveja, todo orgulho e revestindo-nos de humildade no temor de Deus (Ef 5:21).

6 comentários:

  1. Excelente palavra!!!Estamos no tempo em que já muitos crentes pregam o amor ao próximo e ações deliberadas de afeição sem distinção ,no entanto fora da igreja(templo) nao evidenciam isto em suas ações !!!! quando insultados ou testados pela vida ,a resposta quase sempre e reciproca ao que mundo oferece !! E difícil se despir só orgulho e da vaidade quando confrontados mas acredito pastor que esta e a nossa guerra diária interior ...onde tentamos nos corrigir,exercitando o amor e a intimidade com o espirito Santo !!! Claro que se eu tiver entendido errado me corrija por favor Pastor ,pois estou ainda engatinhando na palavra de Deus preciso de muita ajuda !!!obrigada e que sua vida seja plenamente abençoada !!!!!Andrea Carvalho da Silva

    ResponderExcluir
  2. Obrigado mais uma vez, por seus comentários, querida irmã Andrea.

    Esta é uma realidade não muito abraçada pelas pessoas. Apesar de conhecerem a verdade, não fazem dela algo prático. Todos temos muito a aprender.

    Fique à vontade para contribuir. Estou preparando um novo texto.

    Cordialmente

    ResponderExcluir
  3. Hoje perdemos um pouco a visão de semeador.
    Pr. David Allen Bledsoe, fala que temos que buscar intensificamento por pessoas de paz e essas pessoas tem 3 características:
    1. Ela é uma pessoa perdida,
    2. É receptiva as coisas de Deus, tem sede espiritual;
    3. Ela é receptiva não só ao evangelho, como também ao semeador, que traz boas novas.
    Que vejo hoje é muitas reuniões, congressos, assembleias, show, muito dentro e pouco fora. Está na hora de menos nós e mais IDE. Carlos Eduardo STO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Continuando a minha colocação: Devemos seguir o exemplo do nosso, que exalta em Romanos 5.8 a máxima do amor Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores. Não merecíamos nada (ainda não merecemos, mas Ele já veio por nós) e mesmo assim Jesus veio (Ágape) e esse exemplo tem que nos impulsionar a fazer o mesmo, saindo de nossos confortos e nos sacrificando em buscar os nossos irmãos perdidos. Carlos Eduardo STO

      Excluir
  4. 1 PAULO (chamado apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus), e o irmão Sóstenes, 2 À igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, "chamados santos", com todos os que em todo o lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, [Senhor] deles e nosso. Ainda bem que a santificação exigida para a salvação ("Morar no céu")não depende de nós. E que até mesmo a santificação contínua conta com: "Eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão" Jr 18.6; Mas, quando somos julgados, somos repreendidos pelo Senhor, para não sermos condenados com o mundo 1Co 11.32. Nossa santificação contínua significa: Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor 2Co 3.18. Amém?

    ResponderExcluir
  5. Muito bem, irmão Reginaldo.

    Realizei um trabalho onde explico e apresento exatamente o ponto salientado por você. No entanto, não devemos esquecer que a bíblia apresenta, quanto a este aspecto dois grandes temas inegáveis. Soberania de Deus e Responsabilidade Humana. Embora, tenhamos a plena convicção do Deus que controla todas as coisas não podemos esquecer que o homem é plenamente responsável por seus atos. Desta forma, não poremos atribuir a Deus culpa pelos nossos delitos.

    No que diz respeito a soberania de Deus, apesar de sabermos este aspecto, o Senhor permitiu aos homens conhecer como se dá alguns destes processos, com relação aos aspectos naturais. A chuva, por exemplo, sabemos que é um fenômeno metereológico que consiste na formação de gotas de água que caem sobre a superfície terrestre, e se originam mediante a formação de nuvens no céu. Hoje, já existem até os chamados pluviógrafos para este controle. Compreendemos a sua formação, que pode ser explicada cientificamente.

    Contudo, mesmo um fenômeno natural, na Bíblia, está sob o controle de Deus. Cremos que Deus é quem fornece a chuva. No livro de IRs 17-19 vemos como Elias, debaixo da autoridade de Yahweh, proibiu os céus de trazerem as chuvas. Assim, em instância final, não podemos ignorar o controle de Deus.

    No que diz respeito a santificação, da mesma sorte, não podemos ignorar e nem deixar de nos alegrar com o posicionamento ao qual fomos imerecidamente postos. Deus fez aos seus filhos santos, por intermédio do sacrifício de Seu Filho Unigênito. Pois é assim que a Palavra diz, que Deus o fez pecado para que fôssemos feitos justiça (2 Co 5:21). Porém, não nos cabe a antinomia (Paulo fora acusado de contrário a Lei), pois existe uma parte que se segue naturalmente na vida dos crentes e que fazia parte da admoestação dos apóstolos à TODA IGREJA.

    Rm 6:1 "Que diremos, pois, permaneceremos no pecado para que a graça abunde?"
    Fp. 2:12 "De modo que, meus irmãos, como sempre obedeceste em minha presença...efetuai a vossa salvação"
    Fp. 3:14 "...prossigo para o alvo..."

    Muitas outras admoestações existem e de fato, dizem respeito aquilo o que o próprio Deus tornou possível, por intermédio da presença do Espírito Santo na vida dos eleitos. Ignorar as orientações ou entendê-las de outra forma, senão ao fato de que devem ser observadas, é perder a oportunidade de aprender mais a bíblia. Na verdade, somos compungidos a busca incessante do Senhor, pelo Espírito de Deus, que habita em nós.

    Mas, com certeza, ainda temos muito a aprender sobre isso. Que Deus tenha misericórdia de nós, pequenos, pequenos e pequenos aos Seus olhos!

    ResponderExcluir